O ano de 2021 não foi fácil para diversos setores da economia mundial, bem como para a sociedade como um todo. O motivo disso é a crise causada pela pandemia da Covid-19, que afetou todos os aspectos da civilização. No entanto, mesmo em um momento bastante difícil, a Toyota conseguiu manter-se como a líder de vendas de carros, pelo segundo ano consecutivo.
Esse é um resultado bastante expressivo, pois as condições nas quais esse cenário foi mantido pelo segundo ano seguido foram bastante complicadas. A crise no setor de vendas de automóveis foi grande em decorrência, por exemplo, da falta de peças nas montadoras. Apesar disso, a estratégia da marca japonesa conseguiu superar os problemas causados pela pandemia e manter a liderança global quando o assunto é a venda de carros.
Segundo destacou a própria Toyota, o número de vendas em 2021 foi de 10,5 milhões de veículos. Um dos grandes motivos para a empresa manter o posto de líder de vendas pelo segundo ano consecutivo foi justamente o aumento de 10,1% nas vendas em 2021 quando comparado ao mesmo período em 2020. Dessa forma, enquanto os concorrentes ficaram para trás, apresentando número de vendas inferiores a 2020, a Toyota apostou em atuação estratégica durante a pandemia e colheu os frutos dessa ação.
Para superar os problemas na linha de produção foi preciso mudar algumas abordagens. Por isso, a montadora japonesa decidiu aplicar uma política de corte de gastos e focar no mercado nativo da marca – Japão e parte do mercado asiático. Dessa forma, ficou mais fácil conseguir itens essenciais para produção de carros no século 21, como é o caso dos semicondutores.
Resultados importantes em mercados competitivos como Brasil e EUA
A Toyota conseguiu resultados expressivos tanto no mercado brasileiro como no americano. Para se ter uma ideia, entre janeiro e junho de 2021, no Brasil, a empresa japonesa registrou nada menos que um aumento de 52,1% nas vendas. Sim, esse resultado foi alcançado mesmo com todas as restrições causadas pela pandemia, a falta de semicondutores em mercados afastados da Ásia etc. Um dos grandes pilares para o registro do aumento do número de vendas foi o Corolla, com aumento de 70% nas vendas entre janeiro e maio de 2021.
Os números também foram positivos no concorrido mercado americano. A montadora japonesa foi a mais vendida nesse mercado em 2021 com a venda de mais de 2,2 milhões de carros leves. Esse número representa uma alta de 10% em relação aos resultados de 2020. O modelo que impulsionou as vendas nos EUA foi o RAV4, com exatamente 407.739 carros vendidos.
O modelo sedã Camry com 313.795 unidades vendidas e o SUV Highlander que vendeu nada menos que 264.128 foram outros dois importantes modelos para que a Toyota liderasse as vendas em solo americano pela primeira vez na história.
Com isso, mesmo com as dificuldades naturais em decorrência da pandemia e a crise no setor de vendas de automóveis, a Toyota foi capaz de manter-se competitiva e, mais do que isso, ser líder em vendas de carros em 2021. É um resultado bastante expressivo e consequência direta das mudanças de políticas dentro da montadora para adaptar-se ao momento atual.
Toyota Sulpar
Quem pretende comprar um carro da montadora líder de vendas mundial pode contar com a Toyota Sulpar. São modelos para as mais diferentes necessidades como trabalho, dia a dia, aventura. O cliente Sulpar pode contar com diversos serviços como, por exemplo, vendas diretas, serviços financeiros, revisões, assistência técnica, entre outros.
Para mais informações é só clicar aqui.