Colocar na balança a qualidade das vias e a frequência com que o automóvel é utilizado é o primeiro passo para entender o prazo de validade dos amortecedores.
Colocar na balança a qualidade das vias e a frequência com que o automóvel é utilizado é o primeiro passo para entender o prazo de validade dos amortecedores.
Segundo pesquisa realizada pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), a manutenção preventiva de veículos promove até 30% de economia quando comparada a manutenção corretiva. Conforme os dados fornecidos, foi possível observar que entre as principais causas dessa discrepância está o desgaste das peças, que em casos extremos pode prejudicar outras partes do veículo e até aumentar o consumo de combustível.
Dentro dessa análise, o acompanhamento dos sinais que a suspensão está apresentando falhas, como barulhos novos e recorrentes, falta de estabilidade na condução e excesso de solavancos, pode auxiliar na prevenção de gastos maiores para o proprietário.
Amortecedores
A principal função dos amortecedores em um carro é dissipar as oscilações causadas pelo movimento natural das peças. Essa transformação é causada pela mudança da energia cinética em energia térmica. Nesse contexto as molas possuem papel fundamental, pois são elas que vão garantir a absorção do impacto causado pelo contato das rodas com o solo. Após isso, os amortecedores agem como um filtro entre as oscilações das molas e o que o condutor sente ao dirigir, trazendo mais conforto e equilíbrio.
Hora da troca
Considerando que a suspensão é o conjunto de molas, amortecedores e braços do veículo, sua ação é contínua, ou seja, ela atua sempre que o carro está em movimento, portanto é inevitável seu desgaste. Porém, o controle da vida útil dos acessórios não possui um prazo exato para troca, pois envolve fatores como a qualidade das vias em que se trafega e da frequência que o condutor tira o carro da garagem. Desse modo, é importante que a cada revisão já agendada, seja feito um exame da suspensão.
Cuidados
Embora não se possa evitar a troca dos amortecedores, é possível adotar algumas medidas que permitirão seu uso por um tempo maior. São elas:
-
Realizar inspeções periódicas: a manutenção preventiva é o melhor meio de garantir que os amortecedores estão funcionando corretamente e também o que precisa ser modificado para que atendam os padrões de fábrica. Além disso, no balanço final custam menos ao bolso do motorista que manutenções corretivas constantes.
-
Não ultrapassar o limite de peso: uma vez que a suspensão faz o contato com as rodas do veículo, quanto maior o peso sobre elas, maior será o trabalho para garantir seus objetivos. Para isso o ideal é que não se ultrapasse o peso recomendado pelo fabricante, ainda mais em veículos utilizados para transporte de cargas.
-
Priorizar percursos pavimentados: se existe uma rota que possui menos buracos e maior qualidade para dirigir, é melhor optar por ela. A constante absorção do impacto causado por estradas esburacadas, causa um desgaste ainda maior para a suspensão. Se o caminho levar mais tempo, é preciso colocar no papel o que compensa mais: o consumo de combustível ou a manutenção dos amortecedores.
-
Garantir a calibragem dos pneus: esse é um item que pode passar despercebido quando o assunto é suspensão, mas que possui um impacto enorme. Com a correta calibragem dos pneus, o carro precisa de menos trabalho de outros acessórios para garantir seu equilíbrio, além de evitar o desgaste desnecessário das peças.
-
Atenção aos quilômetros rodados: ter um controle de como está a quilometragem do carro auxilia no acompanhamento geral dos desgaste das peças, e, nesse caso, o amortecedor é apenas um item que será beneficiado. Um motorista atento conhece os limites de seu veículo e sabe a melhor hora para realizar os devidos aprimoramentos.
Toyota Sulpar
Na Toyota Sulpar é possível agendar revisões periódicas e ter um controle maior da eficiência do veículo.
Por meio do programa Revisão na Medida, o cliente compra um pacote de manutenção preventiva antecipadamente, com a primeira até a sexta revisão já incluídas, além de um pacote de benefícios no padrão Toyota de qualidade.
Mais informações sobre condições de pagamento, compra de peças e acessórios ou agendamento de assistência técnica estão disponíveis aqui.