Para aumentar a vida útil do veículo é essencial que as revisões sejam feitas regularmente. E uma das revisões mais importantes é a troca de óleo.
O líquido é fundamental para o bom funcionamento do motor, ajudando na lubrificação, diminuição de atrito, manutenção da temperatura e na limpeza do componente.
Entretanto, para a revisão do óleo ser totalmente segura, é necessário ser feita com o tipo de óleo correto e no local adequado.
Tipos de óleo
Existem três tipos de óleo de motor: mineral, sintético e semissintético.
O petróleo é a matéria prima do óleo mineral, que é obtido através da refinação desse componente combinado com alguns aditivos. Este tipo de óleo é mais barato, porém possui uma qualidade e durabilidade menores.
O óleo sintético é produzido artificialmente em laboratório, com a mistura de elementos químicos que geram o óleo com a característica desejada. A durabilidade e qualidade dele é maior e custa mais que o óleo mineral.
O semissintético é a mistura dos dois: possui uma base de óleo mineral mais uma combinação de aditivos químicos. As características ficam no meio termo entre os dois.
Qual óleo é o melhor?
O óleo mineral foi o primeiro tipo de óleo utilizado em veículos e se tornou a única opção por muito tempo. Já o óleo sintético surgiu na década de 70, foi ganhando cada vez mais adesão e hoje é o tipo de óleo utilizado em qualquer carro novo.
Por ser produzido em laboratório, o óleo sintético vem se aperfeiçoando ao longo dos anos e se tornando cada vez melhor. Ele possui uma durabilidade maior que o óleo mineral (em torno de 10 mil km contra 5 mil km), gera menos borra, se comporta melhor às variações de temperatura e proporciona uma melhor economia de combustível. Dessa forma, o custo benefício do óleo sintético acaba sendo muito melhor.
Entretanto, carros antigos, com o motor projetado para o uso de óleo mineral, devem manter o uso desse tipo de óleo. A mistura dos tipos de óleo não deve ser feita de maneira alguma.
A importância da revisão do carro
Todo mundo sabe que o motor é o principal componente de um veículo, e o óleo é um dos principais fatores que impactam no bom funcionamento desse item.
Óleo de qualidade e dentro do prazo proporciona a refrigeração e lubrificação adequada das peças do motor, gerando menos atrito e evitando o super aquecimento. Ele também contribui muito na limpeza, sendo que a sujeira dos óleos usados é justamente dos resíduos do motor.
Por isso que com óleo não se deve arriscar.
A troca precisa ser feita dentro do prazo estipulado pela fabricante do veículo e em um local adequado, de preferência na concessionária. Isso porque, além dos tipos de óleo, também há diferentes índices de viscosidade e tipos de aditivos, de forma que cada modelo de veículo possui um tipo específico de óleo adequado. Uma concessionária autorizada pela fabricante garantirá a troca do tipo certo de óleo, no tempo certo e da maneira correta.
Revise seu Toyota na Sulpar
A concessionária líder do segmento Toyota em Curitiba e Paranaguá possui a estrutura completa não só para venda de veículos, mas também para a revisão de seu Toyota.
Isso porque a concessionária possui equipe técnica certificada pela montadora, que conferiu a ela o padrão “A” no serviço de assistência técnica. A Toyota Sulpar realiza todos os tipos de revisões e é a garantia de vida longa a seu veículo.
Clique aqui para mais informações.