Com a evolução dos modelos de carros, a capacidade de seus componentes e peças também evoluíram, mas manter a sua manutenção é o foco principal para o bom funcionamento do veículo. Os motoristas devem ficar atentos aos sinais que o carro dá, para que, a manutenção não pese no bolso.
Um dos compartimentos que mais houve mudanças com a modernização foi o sistema de resfriamento, no qual, tem a funciona para proteger e diminuir a temperatura do motor. Contudo, muitas pessoas não sabem da importância do líquido de arrefecimento. Se você também tem dúvidas sobre esse produto continue nesse artigo e não esqueça de checar esse componente no seu veículo.
Líquido de arrefecimento e sua função
Também conhecido como líquido de radiador, nada mais é que um líquido com mistura entre a água desmineralizada e um aditivo. É responsável por reduzir a temperatura do veículo, sendo ideal entre 90° a 110°C, ocasionado pela queima de combustível que eleva essa temperatura.
Modelos mais antigos de carros são refrigerados a ar que circulam diretamente pelos componentes quentes do motor através da ventoinha que dispensa para o ambiente externo. Com a modernização, pode-se encontrar até 10 radiadores para que a manutenção e refrigeração total do carro seja feita da maneira mais eficiente possível.
Importância para o sistema de resfriamento
O calor gerado pela queima de combustível gera de 30 a 35% de energia que deve ser retirada para o bom funcionamento e equilíbrio do veículo. Alguns sinais podem ser vistos para a manutenção do sistema de resfriamento, como o aumento de temperatura e/ou luz de alerta do painel acessa, que alertam para o baixo nível do líquido ou vazamento no sistema de resfriamento. A saída de fumaça também é um alarmante, pois há queima constante de combustível, o que, eleva a temperatura do carro.
Como realizar a manutenção adequada
O motorista deve se atentar aos sinais já citados acima e verificar o nível do compartimento semanalmente com o carro desligado e frio.
A falta de manutenção do sistema de resfriamento tem poder de corrosão e oxidação conforme o tempo, desgastando outros componentes como a bomba d’água, sensores, válvula termostática e o radiador. A troca deve ser realizada por um profissional, pois se trata de um sistema fechado que comporta altas temperaturas com riscos de queimaduras, ou seja, sua manutenção não é recomendada fazer em casa.
Para a compra do líquido radiador, deve-se seguir as especificações para o então veículo, não podendo comprar pela coloração vista no compartimento. O líquido de arrefecimento pode ser encontrado em diferentes colorações, o que significa, a sua composição. Em geral, o líquido verde, é de origem inorgânica que promove manutenção a partir de 50 mil km, os orgânicos são para motores mais potentes e com manutenção em 250 mil km.
Os orgânicos híbridos por serem mais potentes, oferecem manutenção a cada 5 anos ou a cada 250 mil km rodados e são contra a corrosão e oxidação, podem ser encontrados no mercado em diversas cores. Além disso, há uma tecnologia mais moderna de líquido radiador, chamada Si-OAT, que complementa os ácidos orgânicos híbridos.
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