A gasolina comum, comercializada no Brasil, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), apresenta em sua composição o etanol anidro, quase totalmente isento de água. Tanto a gasolina comum quanto a aditivada devem ter um total de 27% de etanol anidro. De modo geral, a gasolina comum não contém aditivos de limpeza e também não possui substâncias que propiciem proteção ao motor.
Segundo a Revistacarro.com.br, a gasolina comum deposita resíduos de combustão nas válvulas de admissão do motor, o que compromete a relação entre o ar e o combustível. Com o passar do tempo, isso acarreta prejuízo de funcionamento e aumento significativo de consumo para o veículo.
A gasolina aditivada contém substâncias que agem na limpeza do motor. Neste caso, podemos comparar a um detergente, que auxilia na remoção da sujeira, além de proporcionar uma barreira de proteção interna do motor, reduzindo o atrito, proporcionando melhor aproveitamento da energia, evitando que seja desperdiçada, ou seja, o motor apresenta melhor desempenho.
Um aspecto importante entre os dois tipos de gasolina está na octanagem, que indica o modo como o combustível resiste a temperaturas altas e a pressão antes de detonar por meio da faísca da vela, disparada pelo sistema de ignição do veículo.
Para que ocorra maior resistência à detonação e melhor desempenho, a Resolução número 807 de 2020, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estipulou novos padrões para uso da gasolina. Ficou determinado que a octanagem (medida pelo Índice Antidetonante – IAD) que representa uma média entre MON (resistência da gasolina à detonação quando o motor está em alta rotação, nas rodovias) e RON (motor em baixa rotação, em ciclos urbanos) permanece em 87 e o MON segue com o mínimo de 82, porém, o valor do RON passa para 92.
Gasolina comum ou aditivada?
Neste caso, vale as instruções constantes no manual do veículo e a consulta a profissionais qualificados, entretanto, a ANP considera dois cenários em que a gasolina comum e a aditivada podem ser melhor aplicadas: tráfego interno, nas cidades e tráfego nas rodovias.
A gasolina aditivada é melhor opção para dirigir nas cidades, já que o veículo fica mais tempo parado no trânsito, e a substância presente na gasolina aditivada funciona como um detergente que limpa os bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão.
Nas rodovias, a melhor opção é a gasolina comum, devido ao tráfego em velocidades mais altas, assim, o combustível no interior do motor queima de forma rápida, sem deixar resíduos.
É importante considerar que, independentemente do tipo de gasolina a ser utilizada, é importante certificar-se de que a distribuidora de combustível seja de boa procedência, a fim de não causar danos ao motor de seu veículo, prejudicando gravemente o desempenho do automóvel.
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1 comentário
Comprei um corollacross 2025 ,segundo pessoal da concessionária me disse para usar gasolina comum e adicionar o aditivo da Toyota o preço do aditivo R$200,00 o litro do combustível ficaria inviável o que faço ??? Uso aditivada ???? Uso comum e adiciono outro aditivo mais barato ????? O que faço ???