Muita gente tem dúvidas sobre quais as melhores maneiras de se adquirir o tão sonhado carro.
Isso depende muito dos objetivos e do perfil de cada comprador. As opções são várias, e conhecer as diferenças é fundamental para a melhor tomada de decisão.
Consórcio ou financiamento?
Financiamento é a forma mais usada para adquirir o veículo de maneira rápida. Ele é um empréstimo que uma pessoa ou empresa faz em uma instituição financeira para a aquisição de um bem específico. Dessa forma, o comprador paga à concessionária o valor integral do veículo e, ao banco, prestações mensais até a quitação da dívida.
Já o consórcio é um tipo de autofinanciamento formado por um conjunto de pessoas – geridos por uma administradora – que buscam adquirir determinado bem. Nessa maneira, os membros do consórcio depositam mensalmente uma quantia em um fundo comum. A cada mês alguns membros são contemplados, por sorteio ou pela antecipação de parcelas (o chamado “lance”) e adquirem uma carta de crédito com o valor estipulado no consórcio.
A diferença entre eles, portanto, é que no financiamento, o consumidor contrai uma dívida com o banco e consegue adquirir o veículo assim que o crédito é liberado. Já no consórcio, um grupo de pessoas se autofinancia para, aos poucos, cada uma delas ter acesso ao dinheiro para adquirir o automóvel.
Vantagens do financiamento:
- O veículo pode ser adquirido assim que o crédito é liberado;
- Pessoas com boa renda e bom score de crédito conseguem melhores taxas;
- A dívida pode ser antecipada ou renegociada com a instituição bancária;
- Se mantidas em dia, as prestações são previsíveis e sem reajustes.
Vantagens do consórcio:
- É autofinanciado, ou seja, não se paga juros;
- É mais econômico para quem não tem necessidade imediata do automóvel;
- Não é preciso ter um bom score de crédito para participar;
- É possível (mas não recomendável) desistir do consórcio e reaver parte do valor investido.
Qual escolher?
Por serem formas bem distintas de se pagar o veículo, a opção vai depender muito dos objetivos e perfis de cada consumidor.
Quem precisa do automóvel de imediato, seja por desejo ou necessidade, consegue no financiamento o usufruto muito mais rápido do bem. Porém, é claro que é necessário ter as condições para solicitar um financiamento, como nome limpo e comprovante de renda condizente com as parcelas.
Já o consórcio é mais recomendável para consumidores pacientes, que não têm a necessidade de adquirir o veículo imediatamente. Ele permite o investimento planejado e a longo prazo para aquisição do veículo. Porém, contando com a sorte ou tendo condições de dar o melhor lance, é possível ter o retorno antes do previsto.
Seu carro novo é com a Toyota Sulpar
Independentemente da forma que você escolheu adquirir seu carro novo, uma coisa é certa: as melhores condições estão na Toyota Sulpar. A concessionária oferece possibilidades tanto de consórcio quanto de financiamento, de forma totalmente segura e transparente.
É a oportunidade de você ter seu SUV, veículo de passeio ou camionete Toyota com a equipe mais qualificada do ramo automotivo.
Clique aqui e saiba mais.