Para entender o que muda na revisão de um carro blindado é necessário conhecer um pouco sobre o processo de blindagem e como ela interfere no funcionamento do veículo.
Na blindagem, o carro se torna mais pesado, pois ele é revestido com materiais balísticos, como aço, vidros com policarbonato e mantas de aramida. Essa adição de peso sobrecarrega algumas peças do veículo, gerando um desgaste maior em comparação aos automóveis convencionais.
Como funciona a manutenção do carro blindado?
A manutenção de um carro blindado deve ser realizada por dois profissionais: o que avalia os mecanismos do carro e o que revisa todos os aspectos da blindagem. Isso deve ser feito a cada 12 meses ou a cada 10.000Km rodados. É importante que esse tempo seja obedecido para que as funções do carro não sejam comprometidas.
O que é avaliado?
- Ruídos;
- Ajuste da máquina de vidros;
- Borrachas integrantes do serviço de blindagem;
- Ajustes nas forrações das portas e nivelamento;
- Lubrificação de fechaduras e maçanetas;
- Sistema elétrico e de motorização;
- Infiltração de água;
- Sistema de exaustão e de transmissão;
- Sistema de injeção eletrônica e ignição;
- Sistema de suspensão e freios;
- Revestimentos internos;
- Sistema de segurança.
Os pneus, a suspensão, os freios, o sistema de acionamento dos vidros e do porta-malas podem sofrer maior desgaste por conta do peso da blindagem, portanto, eles sempre receberão mais atenção na hora da manutenção.
Cuidados que um veículo blindado necessita
-
Abrir e fechar as portas dianteiras apenas com os vidros totalmente fechados: Se os vidros estiverem parcialmente ou totalmente abertos pode ocorrer um deslocamento do vidro e causar trincas no bloco do blindado. Esse problema é considerado mau uso e não é coberto pela garantia.
-
Acionar a tampa traseira elétrica sempre com o veículo ligado: A tampa do porta-malas é pesada, por isso exige força máxima para sua abertura, se o carro estiver desligado pode descarregar a bateria do carro. Muitas vezes, o mau funcionamento desta área não ocorre pela deficiência do equipamento instalado, mas pela carga baixa da bateria.
-
Evitar choque térmico nos vidros: Lavar o carro depois de deixá-lo muitas horas ao sol, pode causar trincas nos vidros por choque térmico. Esse problema não é recorrente, mas é sempre bom evitar.
Blindagem nos modelos Toyota
A blindagem está disponível para os veículos 0Km e seminovos Corolla e Corolla Cross, no entanto os veículos seminovos terão de passar por uma avaliação para verificar se o carro está em condições adequadas para ser blindado.
A Blindagem Certificada Toyota possui um serviço de alto padrão e confiabilidade.
Todas as matérias-primas utilizadas na blindagem estão de acordo com a lei e o processo de instalação é impecável para garantir a sua segurança e conforto.
O nível de proteção apresentado é o III-A. É a proteção mais alta, autorizada pelo Exército Brasileiro, é resistente contra tiros de revólveres 44 Magnum, submetralhadoras 9mm e pistolas.
Toyota Sulpar
A Toyota Sulpar oferece serviços de assistência técnica, revisão, contratação da blindagem certificada, venda de carros novos e seminovos.
São duas lojas em Curitiba (Alto da XV e Hauer) e uma em Paranaguá, todas com excelência no atendimento ao cliente e nos processos de compra e venda, além do padrão nível A pelo sistema de avaliação Toyota.