Segurança e conforto estão entre os itens essenciais para quem tem um automóvel. Uma das maneiras mais procuradas para promover um ambiente agradável para motoristas e passageiros é o uso de película automotiva nos vidros, que ainda traz a vantagem de garantir privacidade.
Os benefícios incluem principalmente a proteção dos raios solares, do calor e da luminosidade, mas para a aplicação da película, conhecida também por insufilm, é preciso seguir algumas regras definidas por lei – pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, em relação ao percentual de visibilidade.
O percentual ideal para cada vidro do veículo é estabelecido pela Resolução nº 254/2007 do Contran, cumprindo o artigo 111 do CTB, Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe instalar película nos carros que possam comprometer a visibilidade e a segurança do condutor. Portanto, se você pretende comprar um veículo que já tenha o insulfilm instalado ou quer garantir os benefícios em seu carro, fique atento aos tipos de películas e às regras estabelecidas para não ter problemas no trânsito e nem com a legislação.
Para os para-brisas, a transparência mínima permitida é de 75%, e para as janelas laterais dianteiras, de 70%. Os vidros e janelas traseiras do carro devem ter 28% de transparência, no mínimo. A desobediência a essas normas é considerada infração grave, como prevê o artigo 230 do CTB, e o condutor pagará multa de R$195,23, recebendo ainda cinco pontos na Carteira de Habilitação. Lembrando que, em uma fiscalização, o agente de trânsito pode solicitar a retirada da película. Caso o condutor se negue, o carro poderá ser apreendido.
Cada vez mais pessoas têm aderido à aplicação de películas automotivas, muitas vezes, por questões estéticas, já que o design do carro ganha um ponto a mais no quesito beleza, com um visual mais arrojado, ou ainda por querer ter mais privacidade e segurança, seja pelo fato dos condutores ficarem menos visíveis dentro do veículo ou no caso de acidentes, uma vez que o insulfilm que reveste os vidros aumenta a sua resistência, evitando que eles se quebrem de uma forma mais perigosa.
Entre as funções da película que beneficiam condutor e passageiros estão a capacidade de inibir até 99% que os raios ultravioletas entrem no veículo, contribuindo também para diminuir o aumento de temperatura e, consequentemente, o uso do ar-condicionado, trazendo ainda a vantagem de economizar combustível. Ao decidir aplicar insulfilm no seu carro, você ainda conta com o fato do vidro ficar mais resistente também ao ponto de dificultar arrombamentos, diminuindo assim os riscos de roubos.
Tipos de película
Você pode escolher entre os tipos de insulfilm que são adequados à sua necessidade. O tipo mais popular é a básica, que muita gente conhece como película tintada, com opções de níveis de transparência que varia entre 5% e 35%. Em seguida vem a de alta performance ou avançada, que possui transparência de até 50%, com proteção contra os raios ultravioleta, evitando a absorção de muito calor no interior do carro.
A película de segurança é considerada a ideal, inclusive em relação a reter estilhaços de vidro, protegendo os passageiros em caso de acidente. Tendo o nível de transparência similar à básica, possui uma maior espessura, e, portanto, maior resistência. É importante lembrar que o vidro mais importante, em relação à visibilidade, é o para-brisa e, por isso, requer que a película seja de boa qualidade, possuindo tecnologia que bloqueie os raios ultravioleta.
Toyota Sulpar
Nos itens estética e segurança, a aplicação de película é um ganho a mais nos veículos da marca Toyota, a exemplo do Corolla, Yaris, Hilux, SW4 e RAV4. Todos os modelos, novos ou seminovos, incluindo sedã, hatch, cabine simples ou cabine dupla, podem ser conhecidos e adquiridos em uma das três lojas da Toyota Sulpar, situadas no Paraná (Hauer, Alto da XV e Paranaguá).
O grupo de mais está há mais de 50 anos conquistando um lugar de destaque no segmento de automóveis.
Clique aqui e saiba mais.