O tema da sustentabilidade é algo presente em todos os setores da sociedade nos dias atuais. Encontrar soluções para problemas existentes sem que isso venha agredir o meio ambiente é um dos principais desafios da atualidade.
E foi justamente pensando nisso que foi desenvolvido o carro híbrido. Esse tipo de automóvel já é uma alternativa bastante viável para quem precisa se locomover utilizando carros, mas pensa bastante na questão da emissão de gases poluentes.
Como o próprio nome já sugere, um carro híbrido é aquele que funciona tanto na forma tradicional, com combustível, como naquela que é considerada a tendência para o futuro: eletricidade. No mercado brasileiro há mais de uma década, esse tipo de automóvel já encontra-se acessível e é uma opção para quem deseja um carro neste modelo.
Em relação ao funcionamento dos carros híbridos, é necessário destacar que ambos os motores possuem funções e participações importantes no dia a dia. O motor elétrico, por exemplo, será aquele utilizado quando é preciso tirar o automóvel da inércia, ou seja, o ponto de partida. No entanto, quando é preciso um maior torque ou potência em decorrência de locais com subidas um pouco mais acentuadas ou necessidade de aumentar a velocidade de forma brusca, então é o motor à combustão que entra em ação nessas ocasiões.
Características
Dentre os sistemas mais utilizados nesses tipos de automóveis está o carro híbrido misto. Na prática, existe uma central eletrônica que faz os cálculos em tempo real para decidir qual é a melhor fonte de energia para aquele trajeto em especial. Ou seja, o próprio sistema do automóvel informa ao motorista o que é mais econômico naquela ocasião – utilizar sistema à combustão ou a fonte elétrica. Sendo assim, existe a possibilidade, em trajetos urbanos, de sempre utilizar o motor elétrico e, quando a bateria estiver esgotada ou for preciso acelerar, então, o clássico motor à combustão é o escolhido para entrar em funcionamento.
Outro tipo importante é o carro híbrido com sistema paralelo. Como o próprio nome já sugere, nesse tipo de sistema ambos os motores sempre funcionam de forma paralela. Sendo assim, em geral, o motor à combustão funciona no eixo traseiro enquanto que o motor elétrico fica na parte dianteira. Como o sistema clássico à combustão será menos exigido, existe um menor consumo de combustível.
A solução mais sustentável é o chamado carro híbrido em série. No caso em questão, o motor à combustão apenas será utilizado para carregar as baterias do motor elétrico. Ou seja, toda a locomoção do automóvel será feita de forma exclusiva pelo motor elétrico, reduzindo ainda mais as emissões de gases poluentes e garantindo uma maior economia de recursos quando o assunto é combustível.
O carro híbrido é uma excelente alternativa para quem está preocupado com a questão da sustentabilidade. Com economia de combustível, menores taxas de emissão de gases poluentes quando comparados aos carros tradicionais, os carros híbridos já são uma realidade.
Toyota Sulpar
A Toyota Sulpar é o lugar certo para quem busca opções de carros novos. O alto padrão de qualidade é garantido e, além disso, o cliente pode contar com diversos serviços como vendas diretas, financiamento ou consórcios, revisões e assistência técnica.
Para mais informações é só clicar aqui.