O sistema keyless (entrada sem chave) elimina a necessidade de uma chave física para destravar as portas do carro, entre outras funções. O sistema pode estar instalado tanto em uma chave quanto em algum "token", que mesmo estando em sua mão, em um bolso da calça ou em uma bolsa/mochila, abrirá a porta com as suas mãos livres.
A entrada sem chave permite ao motorista trancar e destrancar o seu carro sem chave. O sistema keyless envia um sinal de radiofrequência de um transmissor remoto para o receptor no carro. Vale frisar que o sinal é enviado de forma criptografada do chaveiro para o carro, de forma a garantir a segurança.
Abrir e fechar o veículo seria o "básico" para um sistema keyless. Porém, há veículos que oferecem outros tipos de funcionalidades interessantes como a abertura do porta-malas através de sensores que detectam movimento e o abrem automaticamente, o que é extremamente útil para quem está fazendo compras, por exemplo. Se a chave (ou token) estiver ao alcance, é então acionado para responder ao carro, enviando seu próprio código. O carro reconhece isto e destranca as portas.
A grande maioria destes sistemas são unidirecionais, com alcance limitado. O controle remoto envia um sinal para o carro, mas o carro não envia um sinal de volta. Eles também não funcionam a mais de cerca de 15 metros de distância.
A ignição sem chave funciona da mesma maneira. O chaveiro envia um sinal remoto para o sistema de computador de bordo do carro, que então confirma que o código está correto, e então envia um sinal para o motor. As novas tecnologias permitem até mesmo que um carro destrave quando o motorista passa com o chaveiro no bolso.
Imagine agora a seguinte situação: você está com o carro ligado e a sua chave de presença está fora de alcance. Sim, isso pode ocorrer. Basta que a chave estivesse com o passageiro, que por alguma razão desceu do veículo. E agora?
Primeiramente, o carro não irá desligar automaticamente e nem o motorista ficará trancado dentro dele. Afinal, seria extremamente frustrante ficar preso no meio de uma autoestrada por conta de uma chave. Mas fique atento! Uma vez que o carro for desligado, ele não voltará a ligar por conta de a chave não ter sido detectada.
Há também preocupações de segurança envolvendo a entrada sem chave. Alguns ladrões são capazes de bloquear o sinal entre o chaveiro e o carro para mantê-lo destrancado, ou falsificar o código para destrancar as portas do carro (o mesmo pode ocorrer com o sistema de ignição). Recomenda-se manter a chave de presença longe das janelas e outras áreas onde os ladrões possam potencialmente roubar o sinal.
De um modo geral, o sistema keyless é extremamente útil e conta com cada vez mais tecnologia embarcada.
Diversos modelos da Linha Toyota contam com sistema keyless para facilitar o dia a dia dos condutores.
Toyota Sulpar
Em Curitiba e Paranaguá, você pode conhecer os mais novos lançamentos da montadora na Toyota Sulpar. Com 58 anos, a Toyota Hauer, em Curitiba, é a loja Toyota mais antiga da marca japonesa no Brasil.
Clique aqui e conheça mais sobre a Toyota Sulpar.