Seja na hora de escolher um carro ou mesmo para quem gosta de ler sobre assuntos do mundo automobilístico, não é raro que surjam dúvidas sobre como funcionam, na prática, algumas tecnologias que vêm ganhando cada vez mais espaço neste mercado, como é o caso do assistente em rampa, mais conhecido como HAC.
O QUE É E COMO FUNCIONA O ASSISTENTE DE SUBIDA
O segmento automotivo é conhecido por ser dinâmico e tecnológico, entregando aos usuários cada vez mais equipamentos especialmente desenvolvidos para tornar a experiência de dirigir mais confortável e, principalmente, bem mais segura.
Os receios de tornar o trânsito ainda mais complicado e até mesmo de causar um acidente são reais e muitas vezes se tornam um verdadeiro pesadelo para algumas pessoas.
O funcionamento do HAC, que também pode ser chamado de Hill Hoder, ou seja, suporte de ladeira, é muito parecido com o de equipamentos computadorizados, já que os sinais relativos ao tráfego do automóvel em rampas são decodificados por esse sistema eletrônico e sensores dedicados identificam e acionam os freios no momento e na intensidade exatos. Assim, o automóvel pára e anda novamente levando em consideração variáveis como o torque, o próprio peso do motor, o deslocamento e a inclinação do terreno em si (ângulo).
Esses sensores definem se o carro deve permanecer parado, acionando os freios ou se já é hora de voltar a se movimentar, mas é importante lembrar que, embora esta tecnologia seja realmente muito completa, a atuação do motorista continua sendo fundamental para que o sistema funciona perfeitamente, principalmente considerando o fato de que a tecnologia é desativada automaticamente após a sua utilização, devolvendo o controle total do veículo ao motorista.
Porém, engana-se quem pensa que o assistente de subida em rampa é bom apenas para evitar acidentes e tornar a direção mais confortável. A verdade é que há mais duas vantagens extras do HAC: a economia de combustível e o retardamento do desgaste da embreagem do veículo.
YARIS 2023 – CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES
O Yaris 2023 chegou ao mercado oferecendo ainda mais segurança para os clientes, já saindo de fábrica com sete unidades de airbags de série, sendo dois laterais, dois frontais, um de joelho e dois de cortina) e um alerta de som que avisa quando os passageiros dos bancos traseiros não estão com os cintos devidamente afivelados.
As versões XLS e XS do modelo contam com um sistema anticolisão que emite um sinal sonoro para o motorista e potencializa a frenagem do veículo e com um sensor que auxilia a manter o automóvel dentro dos limites da faixa correta da estrada.
Outros componentes que, embora não sejam uma novidade da versão de 2023 do Yaris, também contribuem para a entrega de uma segurança diferenciada são o assistente de subida em rampa, o ISOFIX com ancoragem específica para cadeiras infantis, BAS (assistente de frenagem), freios ABS equipados com EBD e cintos de três pontos em todos os lugares.
A TOYOTA SULPAR
A Toyota Sulpar, entrega aos seus clientes uma experiência diferenciada, premiada e exclusiva de atendimento, que só um grupo que já está no segmento automotivo há mais de meio século é capaz de oferecer.
Aqui você encontra todos os modelos da montadora Toyota, incluindo a nova versão de 2023 do modelo Toyota Yaris.
Clique aqui e saiba mais.
1 comentário
Bom dia!
Obrigado pelo conteúdo da matéria. Sou instrutor na mineração em que trabalho e esse conteúdo vai me ajudar muito.
Aqui na mina, utilizamos com muita frequência, a caminhonete Hillux. outro quesito de pesquisa, é sobre o DPF, aqui tem muita ocorrência, acredito, que seja pelo fato dos condutores andarem com a rotação muito baixa ( 1000 á 1.100 rpm). orientei a passar utilizar rotação entre ( 1.200 á 2.000 rpm) visto que a velocidade máxima aqui dentro é de 40 km.