A Inteligência Artificial (IA) se tornou um tema amplamente discutido e difundido, sendo indispensável e revolucionária em todos os setores, inclusive no automobilístico.
Sua presença se mostra fundamental quando se fala em segurança, eficiência, desempenho, redução de custos ou mesmo uma personalização mais eficiente aos gostos do motorista, sem falar das muitas outras influências.
Mas como ela contribui nos designs dos carros? Qual sua relação com carros elétricos? Em que a Toyota se diferencia nisso? Continue aqui e entenda como tudo isso se relaciona e como pode ser benéfico para você.
O que é Inteligência Artificial generativa?
O conceito de uma IA generativa não é tão complicado de se entender. Consiste, basicamente, de uma tecnologia capaz de aprender padrões complexos por meio de uma técnica conhecida como Machine Learning (ou aprendizado de máquina, em português) a partir de uma extensa base de dados.
Ou seja, a IA se baseia em uma base de dados gigantesca para conseguir reproduzir os padrões que ela aprendeu estudando essa base de dados (esses dados podem ser tanto imagens, quanto textos ou vídeos) e criar coisas novas.
Qual a relação entre Inteligência Artificial generativa e design de carros?
Com um treinamento apropriado, a Inteligência Artificial é capaz de gerar imagens, textos ou vídeos novos e de forma bastante rápida.
Assim, não é estranho pensar que ela seja utilizada na criação de novos designs de carros, pois com base apenas em comandos, ela pode dar sugestões variadas e inovadoras, tanto na área dos designs, quanto na própria aerodinâmica, ou mesmo nos projetos de motores.
E a Toyota? Onde entra nisso?
A Toyota anunciou recentemente o uso da IA generativa para auxiliar no desenvolvimento de novos modelos de carros. A ideia é que o projeto inicial seja elaborado pelo designer e o mesmo utilize o auxílio dela para ajustar seu esboço, melhorando a aerodinâmica ou mesmo adaptando o estilo inicial para algum outro desejado.
Assim, os profissionais poderão fazer ajustes levando em consideração arrasto, tamanho da cabine, entre outros, através de comandos de texto. Esse processo tende a agilizar o desenvolvimento de novos modelos e permite analisar o comportamento deles ainda na fase inicial.
Como carros elétricos se beneficiam do uso de IA?
Outra grande novidade na qual há muito empenho atualmente é o desenvolvimento e aprimoramento dos carros elétricos, e a Toyota não poderia ficar de fora dessa.
Um grande problema envolvendo esse tipo de carro é a duração de suas baterias. Com toda certeza, há tecnologias sendo desenvolvidas nessa área, mas a Toyota apostou em outra abordagem que traz excelentes benefícios também: a aerodinâmica.
Carros com aerodinâmicas ruins tendem a se locomover com mais dificuldade, o que resulta na necessidade de mais energia para locomoção. Quando se melhora seu design e trabalha na redução de arrasto, o resultado é uma diminuição no consumo de energia, em vez da melhora direta da bateria (embora os dois avanços não sejam mutuamente excludentes).
Com ajuda da IA generativa, o processo de trabalho dos designers se torna mais rápido e simplificado, trazendo melhores resultados e mais avanços. Todos ganham, afinal o resultado é mais inovação, mais tecnologia, conforto, segurança e um menor custo. Sem dúvidas, a Inteligência Artificial é uma excelente aposta para o futuro e para o presente.
E se você deseja fazer parte de toda essa inovação, aproveitando o melhor advindo dessa tecnologia, não deixe de conhecer a Concessionária Sulpar Toyota.
A concessionária Toyota mais antiga do Brasil preza pela satisfação e felicidade dos nossos clientes, contando com diversos serviços, uma equipe altamente qualificada para oferecer o melhor atendimento para você e o seu veículo.