A pressão de ar dos pneus é algo que as pessoas geralmente não se dão conta. Até que um dos pneus esteja realmente baixo é que prestamos atenção a ele, mas isto é um erro. Ter pneus com a pressão recomendada pelo fabricante é fundamental por uma série de razões, incluindo melhor economia de combustível e menos desgaste, por isso é importante saber qual é a pressão correta de seus pneus e como medi-la regularmente.
Menor pressão, mais problemas
É importante notar que normalmente não se pode dizer quando um pneu está com pouca pressão. Quando você perceber que o pneu está baixo, é porque ele está com baixa pressão, muito mais do que deveria estar. Um pneu com pressão insuficiente pode causar muitos problemas, o primeiro e mais importante deles é a segurança.
Um acidente fatal pode ser causado ao dirigir com um pneu com pressão insuficiente. Pneus com pouca pressão também levam ao aumento do desgaste dos pneus, encurtando sua vida útil em até um ano. Outro problema sério é o consumo de combustível. Quando você dirige sobre pneus com pouca pressão, o consumo de combustível pode aumentar consideravelmente.
A redução de três psi em relação à recomendação do fabricante se traduz em 1% a mais de combustível utilizado e 10% a mais de desgaste nos pneus. Estar 10 psi abaixo não é incomum, e isso se traduz em 3% a mais de combustível e 45% a mais de desgaste. Ter esta discrepância de 10 psi é tão comum que os sistemas de monitoramento da pressão dos pneus que alguns carros alertam sobre a baixa pressão dos pneus até que ela chegue a 25% mais baixa.
Mais também não é melhor
A ideia de excesso de pressão pode parecer uma resposta inteligente para alguns, mas também é um erro. Um pneu com excesso de pressão acarreta alguns problemas. Primeiramente, a superfície de contato com o solo é menor, o que não é recomendado. Também é mais propensa a danos se atingir um buraco ou uma pedra. O pneu torna-se mais rígido e a aderência é reduzida.
É por isso que devem sempre ser colocados sob a pressão indicada pelo fabricante, pois esta é a medida específica sob a qual todo o carro foi calibrado, considerando pontos importantes como peso e desempenho.
Como verificar a pressão dos pneus?
Verificar a pressão dos pneus é muito fácil, basta colocar um manômetro especial (de preferência eletrônico) no pivô da roda por alguns segundos e ele nos dará a medida que estamos procurando.
É importante que esta medição seja feita no automóvel antes de dirigir. Quando o carro está em movimento, os pneus esquentam, o que faz com que o ar dentro do carro se expanda. Os fabricantes levam isso em consideração, portanto, as medidas corretas são dadas quando os pneus estão frios. Se você medir a temperatura no posto de gasolina e ajustá-la à pressão correta, você estará alguns psi abaixo, portanto é importante verificá-la antes de mover o carro.
Uma vez parado o carro, leva cerca de meia hora para que a temperatura dentro do pneu volte ao normal. O valor correto da pressão dos pneus pode ser encontrado no manual do proprietário do veículo, e geralmente também é encontrado em um adesivo na parte interna da moldura da porta do motorista.
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2 comentários
QUAL A PRESAO INDICADA PARA A hILUX
Olá! Estive pesquisando em inúmeros canais qual a correta calibragem dos pneus para uma Hilux SRV 2108 usando 265 65 r17 – Michelan LTX Force. Utilizando 30 psi ” Recomendado nos adesivos e manual” o pneu fica com aspecto de murcho…e isso me encomoda devido achar que estou rodando de forma insegura com minha família a bordo. Aí deixo com 32 psi mais sinto que fica muito cabrita, principalmente na traseira. Dito as especificações dos pneus que uso, posso manter a calibragem atual de 32 psi ou posso começar a usar 30psi com segurança? Com 30psi os pneus até cantam um pouco em curvas mais acentuadas, porém, em baixíssima velocidade. Isso me trás muito desconforto e insegurança. Essas sensações, obviamente, devida as dúvidas e vários comentários desencontrados na Internet.. alguns falam até de 40psi…Estou mesmo querendo uma ajuda nessas definição de uma vez.
Agradeço pelo feedback!