Você pretende comprar o seu carro zero km dos sonhos, mas não sabe como funciona a cobrança do famoso Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)?
Na verdade, o IPVA tem previsão constitucional, mas as normas gerais são estabelecidas pelos Estados e pelo Distrito Federal, que fixam o valor do imposto, a sua forma de pagamento e a fiscalização, que no caso do Estado do Paraná é a Lei Estadual 14.260/03.
O fato é que, apesar de o IPVA ser calculado com base no valor venal do veículo, ou seja, seu valor de mercado, a forma poderá variar dependendo das regras do Estado.
Justamente por se tratar de imposto estadual, no Estado do Paraná, o IPVA é cobrado pela Secretaria de Fazenda do Estado, que oferece opção de quitação à vista ou parcelamento do valor.
Contudo, o não pagamento do IPVA no Estado do Paraná, tal como ocorre em outros Estados, pode gerar inúmeras “dores de cabeça” e problemas, ressalvados os casos de isenção ou imunidades do imposto, aplicados a alguns casos específicos, definidos em lei.
Os referidos problemas vão desde cobrança de multas, correção monetária, juros, protesto, até restrição de licenciamento, transferência e leilão do veículo.
Mas e se você comprar um carro zero, precisa pagar o IPVA?
A resposta é sim! No Estado do Paraná, a partir da aquisição do seu automóvel você deve pagar o imposto no prazo de trinta dias, e o valor base será o total constante no documento fiscal emitido na aquisição do veículo.
Mas calma! No caso de aquisição de veículo zero km pode ser aplicado o IPVA proporcional, ou seja, a necessidade de pagar apenas parte do imposto e não ele inteiro.
Na realidade, você terá direito a pagar apenas parte do imposto, se adquirir o seu veículo zero após o início do ano, afinal de contas, não seria justo o pagamento integral do tributo sem poder utilizar seu bem.
Explicando melhor, o imposto será cobrado com base na real propriedade do veículo, que se dá a partir da emissão da nota fiscal de aquisição, caracterizando o fato gerador, também entendido como o fato que gera a cobrança.
Assim, se você comprar seu veículo zero apenas em novembro de 2023, pagará o imposto proporcionalmente, ou seja, caberá o pagamento de dois doze avos e não o valor total referente ao ano inteiro, posto que, caso contrário, seria desproporcional.
Diante do explicado, o planejamento com relação à aquisição do seu automóvel pode ser uma grande saída para pagar menos imposto, mas sempre considerando que a utilização no ano também será menor.
Finalizando, o valor do IPVA de veículos novos não será fixo, mas conforme o mês de aquisição do carro, para garantir um tratamento equilibrado e justo para os proprietários.
Quer comprar o seu carro novo? A Concessionária Sulpar Toyota é o melhor lugar!
A Sulpar é a concessionária Toyota mais antiga do país e visa a felicidade e satisfação de seus clientes, oferece diversos serviços e uma equipe especializada. Além de possuir vários prêmios e certificações, inclusive a ISO 14.0001, sinônimo de qualidade e credibilidade.
Clique aqui e agende já o seu test drive.
2 comentários
Boa noite, e no ano seguinte o valor passaria a ser venal???
Bom dia.
Depois que pagamos a taxa de 1º registro, escolhemos a placa, mandamos os documentos via internet, quanto tempo demora para sai o documento para pagarmos o IPVA?