A blindagem de um carro exige procedimentos invasivos no veículo. Ele é totalmente desmontado e sua estrutura é reforçada. Alguns itens são substituídos por placas de aço e aramida ou, numa blindagem mais moderna, por elementos mais leves, como os que são usados em coletes à prova de balas. Os vidros também são revestidos com placas de até 5 cm de espessura para suportar tiros de vários tipos de armas.
Nenhuma parte do veículo é negligenciada. Todos os cantos são cuidadosamente reforçados e recebem um acabamento adequado para garantir a segurança e o bem estar do proprietário, sem abrir mão da estética.
No entanto, como é de se esperar, toda essa produção acarreta algumas alterações nas características do veículo. A principal mudança é o aumento do peso agregado sobre ele, todavia, com as blindagens mais modernas que estão disponíveis no mercado, esse peso não causa grandes impactos no funcionamento do carro.
Estima-se que a blindagem acrescente por volta de uns 180 kg ao veículo, podendo ser um pouco mais ou menos, a depender do modelo do carro e do tipo de blindagem escolhida. Esse peso pode causar um desgaste mais rápido em alguns sistemas do veículo, mas nada fora do normal. A revisão deve ser feita uma vez por ano ou a cada 10.000 km rodados, igualmente aos veículos convencionais.
Outro ponto que deve ser observado é que os carros com pouca potência podem ter o seu desempenho comprometido depois de serem blindados, visto que o acréscimo de peso oriundo da blindagem causará sobrecarga ao motor. Dessa forma, o recomendado é que apenas carros potentes recebam essa funcionalidade.
A blindagem certificada Toyota
As blindadoras que possuem a certificação Toyota passaram por uma rigorosa inspeção de qualidade em todos os seus processos de blindagem automotiva. A Carbon, a Avallon, a Evolution e a Inbra são as blindadoras que alcançaram a aprovação nessa avaliação, pois utilizam materiais de qualidade compatíveis com os padrões e pré-requisitos determinados pela legislação brasileira.
Além disso, possuem uma técnica de instalação impecável que garante a segurança e um ótimo acabamento ao veículo.
Algumas características da blindagem certificada Toyota são:
-
Maior grau de proteção permitido para civis: o nível III-A protege contra submetralhadoras 9 mm, revólveres 44 Magnum e armas menores.
-
Dois tipos de tecnologia de blindagem: a tradicional que é feita com aço e manta aramida e a Udura que é mais sofisticada, pois é mais leve, conta com proteção UV e hidrorepelente, que protege o carro do sol e da umidade, gerando maior durabilidade à blindagem.
-
Garantia: a blindagem tradicional e a Udura contam com 5 e 10 anos de garantia respectivamente, assegurados pela blindadora, e o carro não perde a garantia da montadora.
-
Modelos habilitados de carros: os veículos nos modelos Corolla e Corolla Cross 0Km e seminovos, a partir do ano 2020, estão disponíveis para receberem a blindagem certificada Toyota.
Como solicitar a blindagem certificada Toyota?
A solicitação da blindagem é feita nas concessionárias Toyota, após a compra do veículo 0km ou seminovo. Em seguida, o cliente deve pedir autorização da blindagem ao exército, com o envio dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, certidão negativa de antecedentes criminais, número do chassi, placa e RENAVAM do veículo ou nota fiscal da compra do carro, no caso de veículos 0Km. Para pessoas jurídicas, também é necessário apresentar o CNPJ e razão social da empresa.
Depois de autorizado, a blindadora iniciará o processo, que tem duração, em média, de 30 dias. Quando o carro estiver pronto poderá ser retirado na concessionária em que foi comprado.
Toyota Sulpar
A Toyota Sulpar é uma concessionária com mais de meio século de experiência no mercado automobilístico, possui excelência no atendimento ao cliente e nos processos de compra e venda.
A Sulpar oferece o serviço da blindagem certificada Toyota, tornando fácil e prático todos os processos ao cliente. São duas lojas em Curitiba (Alto da XV e Hauer) e uma em Paranaguá. Clique aqui e saiba mais.