Muitas vezes nos perguntamos o porquê de ler o manual do carro seria importante.
Com a praticidade das novas tecnologias e rápido acesso, acabamos considerando na prática que a melhor opção é por meio da tentativa ao invés de lermos o manual. No entanto, fazendo isso, podemos colocar nosso bolso e vida em risco. Em apenas alguns minutos de leitura rápida nos damos conta da gama de informações valiosas que estão ao nosso alcance.
O manual traz alguns tópicos essenciais para se ter conhecimento. Veja alguns exemplos::
1 – COMPONENTES BÁSICOS
A leitura deve ser direcionada para os componentes que manterá certa frequência, geralmente não temos tempo a perder, dito isso, prossiga para as partes principais que auxiliará em suas necessidades, como: painel de instruções, interruptores, alarmes, configurações de acesso, sistema airbag, etc.
2 – DISPOSITIVOS INTERNOS
Muitas vezes, criamos problemas que podem ser resolvidos com uma simples configuração do veículo e, para sanar suas dúvidas, basta procurar sobre a parte interna do veículo, onde estão: ajustes do ar condicionado e desembaçador, luzes internas, compartimentos de armazenamento, sistema multimídia, etc. Um sistema ‘bluetooth’ mal configurado traz muitas dores de cabeça, contudo, uma rápida lida no manual pode sanar o problema.
3 – PARTE TÉCNICA
O manual traz tudo o que é fundamental saber a respeito da funcionalidade, componentes do motor, e possíveis soluções. A parte técnica aborda os seguintes assuntos: peças, potência, transmissão, marchas, ignição, elétrica, etc.
4 – LUZES DO PAINEL
Em diversas situações uma luz indicativa pode surgir no painel e nem todos sabem o que significa. No manual é possível encontrar todas as informações de maneira clara e objetiva. Inclusive quais são, o que significam e para que servem as luzes de parada de emergência, indicativo do motor, advertências, instrumentos e medidores, etc. Se, por algum momento, uma luz vermelha se acender, pare o carro imediatamente para evitar mais danos ao motor, seguindo essa lógica, o indicativo amarelo significa advertência, o motorista deve se ater aos detalhes no funcionamento do carro, e por fim, o verde indica bom funcionamento.
5 – MANUTENÇÃO SEGURA
Nessa parte, o manual trata um pouco a fundo sobre a manutenção do veículo para que o condutor possa ter ainda mais segurança na direção. São abordados os seguintes assuntos: Revisão periódica, garantia do veículo, peças e acessórios, blindagem e outros. Além de mostrar algumas manutenções que não necessitam necessariamente de um especialista, como: Troca de pneus, capô, pressão de inflamento dos pneus, filtro do ar, bateria e inspeções.
Carro novo?
A Toyota Sulpar é uma empresa que visa aprimorar a melhor experiência para o cliente dentro e fora da loja, prestando um serviço de excelência e requinte.
Com certificações e premiações, sendo suas principais a "BEST IN TOWN" E "ONE TOYOTA", que não está para brincadeira quando o quesito é qualidade e melhores experiências!
A Toyota Sulpar possui duas lojas em Curitiba (Hauer e Alto da XV) e em Paranaguá.
1 comentário
Muito obrigado pela informação. Texto riquíssimo!!