A revisão das condições de operação do carro é normalmente associada com a preparação para longas viagens. Porém, alguns itens merecem atenção periódica para não se tornarem problemas maiores no futuro.
Um deles é o reservatório da água do radiador. Seu nível é um dos indicativos que o motor conta com um sistema de resfriamento adequado para continuar funcionando. Se o controle do nível da água acontece de forma tardia, podem ocorrer danos irreparáveis que poderiam ter sido evitados tomando os devidos cuidados.
Entre os motivos para verificar a água do radiador estão a garantia de correto desempenho do automóvel, preservação do motor e segurança contra acidentes. Mais informações sobre os cuidados com o sistema de arrefecimento do carro e a importância da água no radiador são encontradas na sequência.
Como funciona o sistema de arrefecimento?
Todo mecanismo de resfriamento de um veículo possui como etapa fundamental um sistema de arrefecimento. Este é formado por um ciclo fechado de refrigeração que garante o movimento do fluido de arrefecimento e o controle da temperatura do motor. Esse fluido percorre a parte interna do veículo sem se misturar com outros líquidos, como a gasolina ou o álcool. Por onde passa ocorre transferência de calor para o ar e manutenção da temperatura ideal.
O que acontece quando falta água?
O nível baixo de água no reservatório pode gerar sérios problemas para o sistema de resfriamento do carro. Mesmo com o sistema de ventilação da ventoinha, a falta de líquido compromete a eficiência do arrefecimento, criando um superaquecimento no motor. Em casos extremos isso pode fundir o motor.
Para saber se a quantidade de água disponível é suficiente, é necessário aguardar 15 minutos após desligar o carro para realizar a conferência. Antes disso existe o risco do líquido quente sair com pressão e causar queimaduras. A reposição do fluido de resfriamento não pode ser colocada muito gelada, para evitar choque térmico e desgaste das peças.
O que colocar no radiador?
Um dos principais cuidados com o sistema de arrefecimento está no líquido empregado no radiador. A água sozinha pode danificar peças importantes do carro, como o motor. Por isso é indicado combinar água desmineralizada com um aditivo, a fim de evitar oxidação da estrutura e aumentar a vida útil do sistema. A escolha desse aditivo deve ser feita conforme indicado no manual do veículo, para que seus componentes atendam as condições de fabricação. Para este momento é recomendado consultar uma rede autorizada, que possui profissionais especializados no funcionamento do veículo.
Outros problemas
Se, mesmo com os níveis corretos de água no radiador, ainda não exista pleno funcionamento do sistema de arrefecimento, alguns fatores merecem atenção durante a revisão. São eles:
1. Vazamento de água: É importante verificar se o reservatório, as mangueiras ou outra passagem não estão com furos em sua estrutura. Em alguns casos esse defeito pode ser facilmente indicado por poças formadas abaixo do carro.
2. Obstrução da passagem: O fluido de arrefecimento pode estar encontrando barreiras para completar seu ciclo corretamente. Isso pode ser evitado com limpeza periódica das galerias do motor, bem como a troca de água e aditivo.
3. Eficiência da bomba d'água: Um dos principais componentes do ciclo de refrigeração do carro é a bomba d'água. Sem ela o fluido não recebe o impulso necessário para percorrer o caminho necessário. Seu mal funcionamento normalmente está associado com a presença de ferrugem no circuito, o que pode ser resolvido com a adição do aditivo correto.
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1 comentário
Quando o motor da minha SW4 está quente, o nível da água do reservatório sabe um pouco. E retorna ao nível quando o motor esfria. Isso é normal???