O avanço tecnológico tem substituído o papel pelo meio digital em diversos serviços e atividades. E, para quem dirige, não é diferente.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), popularmente conhecido como “documento do carro”, não é mais impresso e enviado pelos correios. Agora, é necessário obtê-lo digitalmente. Apesar das inúmeras dúvidas que uma novidade como essa traz, você verá que o meio digital torna o processo muito mais prático e menos burocrático.
O CRLV digital nada mais é do que o certificado que você já conhece, porém, disponível no seu celular sempre que você precisar.
1. Como obter o CRLV digital?
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital está disponível para os motoristas paranaenses desde junho de 2019, quando o serviço foi disponibilizado pelo DETRAN/PR. Para obtê-lo, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e se cadastrar.
Da mesma forma em relação à antiga versão, impressa, para garantir a digital é necessário que todos os débitos do veículo estejam quitados, como multas, DPVAT e licenciamento do ano anterior. Tal como a CNH, o CRLV continua sendo de porte obrigatório para o motorista.
Para se cadastrar, é necessário ter em mãos seu CPF, o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e o Código de Segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é uma espécie de senha de 11 dígitos encontrada na parte superior desse documento.
O aplicativo CDT está disponível nas versões Android e IOS.
2. Comodidades do CRLV digital
O CRLV digital funciona de maneira idêntica ao impresso. Ou seja: caso você precise retirar uma cópia ou apresentá-lo a agentes de trânsito durante uma abordagem, o documento está em seu celular e está disponível onde quer que você esteja, sendo válido em todo o território nacional.
Outra grande vantagem é que não é necessário estar logado à internet para visualizar o documento. Com o cadastro no aplicativo CDT, você pode baixar o CRLV digital em arquivo PDF.
Outro ponto positivo é o compartilhamento da CRLV digital com até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo. Para isso, é necessário que todos os motoristas que utilizam o mesmo carro, façam seu cadastro no aplicativo.
3. Segurança do CRLV digital
Como em qualquer serviço online, o acesso ao CDT requer uma senha pessoal. Para celulares que possuem biometria, é possível também requerer mais esse passo para liberação do acesso. Em relação à verificação da autenticidade do documento, o CRLV impresso traz um QR Code que, em eventuais consultas de agentes de trânsito, garantem a autenticidade.
4. E o CRLV impresso?
Caso você prefira ter o bom e velho CRLV impresso quando for viajar, ou no dia a dia, essa opção continua válida. O que mudou é que o DETRAN/PR não envia mais o documento pelos correios. Dessa forma, é necessário obter o CRLV digital, baixar o documento e imprimi-lo. Lembrando que é obrigatório constar o QR Code na versão impressa para eventuais verificações.
Toyota Sulpar
Agora que você já sabe sobre o CRVL digital, que tal obtê-lo de carro novo? A Toyota Sulpar é a melhor concessionária Toyota de Curitiba e Paranaguá. Lá você encontra novos e seminovos veículos de passeio, SUV e camionetes. Conheça as lojas do Hauer, Alto da XV e Paranaguá.
Clique aqui e saiba mais.