É comum que em meio aos preparativos para uma viagem à praia se considere a revisão do carro para que esteja funcionando corretamente. O que pode ser esquecido, e apenas levado em consideração quando o estrago é visível, é seu exterior.
A proximidade com as partículas trazidas do mar e pelo vento podem ocasionar manchas na pintura e nos vidros do carro, além de influenciar na corrosão de peças e deteriorar as borrachas. Isso porque quando a água evapora, resta apenas o sal, que promove o desgaste da lataria e outras partes do automóvel. É o chamado efeito da maresia.
A boa notícia é que ações simples podem auxiliar na proteção do carro. A seguir estão os principais cuidados para se tomar contra a maresia:
Estacionamento coberto
O cuidado com o exterior do automóvel começa na pousada escolhida para a viagem. Isso porque hospedagens com estacionamento coberto oferecem maior proteção contra a maresia. Outro item para se ter em mente é a proximidade com a praia, uma vez que locais mais distantes levarão ao maior uso do carro e para mais perto da faixa de areia, aumentando o risco de exposição à névoa marítima.
Limpeza semanal
Se a ida para a praia for um bate e volta de um fim de semana ou um feriado prolongado, a limpeza do carro pode ser feita logo após o retorno da viagem. Mas caso se trate de um período mais longo, como um mês, é recomendado que ao menos uma vez por semana o automóvel seja lavado. Caso as manchas não saiam com facilidade, é indicado utilizar uma cera limpadora com auxílio de pano ou aplicador de microfibra.
Proteção extra
A vitrificação é uma técnica bastante recomendada para proteger a pintura do veículo. Essa proteção evita o desgaste por seiva de árvores, sujeira de passarinhos e, claro, pela maresia. A duração é de até 5 anos, desde que seja feita manutenção periódica a cada 6 meses. Outra opção é a aplicação de selantes específicos para borrachas, vidros e plásticos, com destaque para aqueles produzidos por nano sílica.
Remoção da ferrugem
Caso a ferrugem apareça em pequenos pontos, é possível retirar manualmente utilizando uma lixa grana 600. Após isso, deve-se aplicar a tinta de reparo para finalizar o processo. Essa ação é recomendada para áreas que não sejam muito visíveis, uma vez que, provavelmente, a tonalidade dessa região ficará diferente do conjunto geral. Em caso de dúvidas é sempre recomendado consultar uma loja autorizada, que fornecerá as melhores soluções para o caso.
Atenção ao uso de capas
Em busca de proteção contra a maresia é comum que os proprietários dos veículos recorram ao uso de capas. Porém, ao contrário do que se imagina, essa ação pode piorar ainda mais a ação corrosiva na lataria, ainda que proteja contra a deposição excessiva de sal. Isso porque o espaço abafado em conjunto com a umidade é o cenário ideal para o surgimento da ferrugem. Além disso, o ato de remover e colocar a capa repetidamente pode gerar riscos no carro e danificar a pintura.
Maior cuidado com carros antigos
Por último, mas não menos importante, é interessante dar uma atenção especial aos modelos mais antigos. Carros mais novos são resultado de anos de pesquisa e melhora em sua estrutura, isso promove uma maior proteção contra a ação da maresia. Um exemplo disso é que novos processos de pintura protegem o carro contra os raios ultravioleta, garantindo maior uniformidade ao longo do tempo. Dessa forma, caso o carro seja um modelo mais clássico, é recomendado maior proteção e cuidado na viagem.
Toyota Sulpar
Presente no segmento automotivo há mais de 50 anos, o Grupo Sulpar combina tradição e inovação em seus carros.
As três lojas responsáveis pela marca Toyota estão presentes em Curitiba (Alto da XV e Hauer) e Paranaguá, oferecendo assistência técnica personalizada, além da venda direta de veículos novos e seminovos com as melhores condições de mercado.
Para conferir todos os detalhes técnicos de performance e agendar um test drive clique aqui.