Motivos não faltam para manter os cuidados com os pneus em dia. Além de economizar combustível e evitar multas, a razão mais importante é a segurança. Segundo a Polícia Rodoviária Federal a situação irregular dos pneus foi a causa primária de 1,5% dos acidentes de trânsito no ano de 2020.
Outra questão importante é que a qualidade dos pneus influencia diretamente na vida útil do carro todo.
Leia as dicas a seguir e descubra como manter os pneus e consequentemente o carro novo por muito mais tempo:
Direção consciente
Dirigir de forma descuidada é prejudicial para os pneus, várias práticas podem danificá-los: frenagens repentinas, curvas em alta velocidade, arrancadas bruscas, raspar no meio fio, passar em cima de buracos ou objetos na estrada.
Manutenção periódica
Por mais bem informado e cuidadoso que o motorista seja, é imprescindível realizar manutenção periódica na frequência certa, pois certas condições apenas um profissional é capaz de constatar.
Calibragem dos Pneus
O ideal é calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana e no máximo a cada 15 dias. Um detalhe importante é que não se deve rodar mais que 5km antes da calibragem, pois o calor gerado atrapalha a aferição da pressão no interior do pneu.
Essa prática evita que os pneus deteriorem de forma irregular e fiquem mais propensos a danos, também mantém a direção leve e estável.
O estepe requer o mesmo cuidado que os pneus em uso, então ele deve ser calibrado na mesma frequência.
Alinhamento e Balanceamento
Em geral, devem ser feitos a cada 10 km e sempre após ter realizado rodízio ou troca dos pneus.
Também quando perceber que durante a direção o carro está "puxando para o lado" no caso do alinhamento ou "vibrando" no caso do balanceamento.
Rodízio dos Pneus
O rodízio dos pneus deve ser feito, em geral, a cada 5 km e até 8 km rodados, pois é necessário para que os pneus se desgastem de forma equilibrada entre eles.
Siga as recomendações do fabricante para a troca
Elas são específicas e serão mais eficazes na manutenção de sua qualidade e vida útil dos pneus. No manual do proprietário estão descritas todas as informações necessárias, incluindo:
- frequência e forma correta de fazer o rodízio;
- pressão ideal para a calibragem;
- tamanho e as características dos pneus compatíveis para a troca.
Embora todos esses cuidados aumentem significativamente a duração dos pneus, mesmo assim, em algum momento, vai ser necessário trocá-los.
Quando?
1 – Data de validade: Assim como todo produto os pneus têm data de validade, se atentar a isso é uma boa forma de verificar a sua qualidade. Essa informação está na parte lateral da peça. Em geral, a validade é de cinco anos a partir da data de fabricação. É preciso atenção redobrada à validade do estepe, que por ficar longos períodos sem uso, pode ser mais facilmente esquecido.
2 – Desgaste: Para conferir se o pneu atingiu o desgaste máximo aceitável verifique o marcador de desgaste TWI, um relevo de 16 mm presente no sulco da banda de rodagem. O pneu deve se desgastar de forma regular entre a banda de rodagem e a parte lateral para resguardar sua qualidade e durabilidade. A banda de rodagem não pode chegar ao mesmo nível que esse marcador. Quando isso ocorre, o pneu precisa ser trocado. Em caso de desgaste irregular é preciso rever se a direção e a manutenção estão apropriadas .
3 – Bolhas: O aparecimento de bolhas na banda lateral dos pneus significa que ele sofreu danos em sua estrutura. Nesses casos é necessário trocá-lo o mais rápido possível, pois as chances de avarias aumentam significativamente.
Toyota Sulpar
Fazer revisões periódicas é a melhor forma de manter a manutenção do seu veículo em dia. Na Sulpar, o cliente encontra os pneus adequados para o seu veículo e também pode solicitar – sem custo – a conferência do desgaste dos pneus. Além disso, a Toyota Sulpar oferece um serviço de revisão especializado, realizado por profissionais altamente qualificados.
Agende sua revisão. Clique aqui e saiba mais.