Um dia, seu carro parece estar em perfeitas condições, e no próximo, um barulho estranho começa a surgir, culminando no veículo que não liga mais. Já imaginou como esses problemas poderiam ser evitados se a manutenção preventiva estivesse em dia? Além disso, uma visita emergencial ao mecânico pode atrasar seus planos e desviar recursos que estavam reservados para outros propósitos.
A manutenção regular do veículo pode prevenir o desgaste de peças e ajudar a avaliar as condições de diversos componentes, tanto internos quanto externos. A manutenção, seja ela obrigatória ou preventiva, é fundamental para todos os modelos de carro, proporcionando maior segurança no dia a dia e em viagens para o motorista, passageiros e outros condutores.
Seja em movimento ou estacionado na garagem, um carro bem cuidado tem uma vida útil mais longa e é valorizado no mercado automobilístico, seja para venda ou troca. Este artigo explica a importância das revisões periódicas e os prazos de manutenção ou substituição de componentes do veículo. Boa leitura!
Por que as revisões periódicas são fundamentais?
Independentemente da quilometragem ou se o carro é novo, usado ou seminovo, as revisões periódicas ou check-ups são essenciais para a segurança e conforto de todos os passageiros e, principalmente, para o bom funcionamento do veículo. A manutenção preventiva ajuda a evitar imprevistos, como a quebra do veículo devido ao desgaste de peças, garantindo uma melhor conservação do mesmo.
Quando fazer uma revisão periódica?
O manual do proprietário do carro fornece orientações precisas, mas, em geral, a revisão é realizada a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados, ou mesmo antes de viagens longas. As revisões obrigatórias, realizadas pelo fabricante, requerem atenção especial aos prazos para que a garantia do veículo não seja invalidada.
Embora as revisões possam ser realizadas pelo próprio proprietário do carro em casos de pequenos reparos, é aconselhável levar o veículo a uma concessionária para uma inspeção mais detalhada, mesmo que já tenha sido verificado por um mecânico de confiança. Essa revisão adicional é crucial não apenas para carros que rodam muito, mas também para aqueles que ficam parados por longos períodos, pois verifica-se o balanceamento, a troca do filtro de ar, a condição dos faróis, entre outros.
O que deve ser verificado a curto e longo prazo?
A curto prazo, itens como pneus, motor e troca de óleo devem ser verificados a cada 15 dias ou semanalmente. A longo prazo, deve-se observar o sistema de arrefecimento, que inclui o reservatório de água, bomba, radiador, fluido, ventoinha e mangueiras, que devem ser substituídos a cada 6 meses, bem como o sistema elétrico de iluminação e sinalização.
Os freios, compostos por pastilhas, fluído, disco e tambor, devem ser revisados a cada 10.000 quilômetros rodados para carros automáticos e 20.000 quilômetros para carros manuais, para manter a segurança e a eficiência na condução do veículo.
Vale ressaltar que esses prazos podem variar de acordo com a necessidade específica do carro, as condições climáticas e o tipo de estrada em que o veículo é conduzido.
Concessionária Sulpar Toyota
Confiar seu carro a profissionais para uma revisão periódica é uma combinação ideal de segurança e tranquilidade. A Concessionária Sulpar Toyota, autorizada pela fabricante Toyota, garante, juntamente com seus especialistas, a durabilidade e o aprimoramento da performance do seu veículo.