Nos últimos anos, muito se tem comentado acerca da necessidade de um maior empenho de todos na preservação do meio ambiente, e é claro que esse tópico não ficaria de fora do mundo dos automóveis.
Quem conhece a Toyota sabe de seus compromissos e de suas ações voltadas para a sustentabilidade, mas nem todos os motoristas estão atentos às medidas que eles próprios podem tomar em seu cotidiano para ajudar nessa nobre causa em prol do nosso planeta e das futuras gerações.
Pensando nisso, preparamos este guia com dicas simples e práticas para uma direção mais ecológica. Confira a seguir:
DICAS PRÁTICAS PARA UMA DIREÇÃO MAIS ECOLÓGICA
Dirigir seu carro de forma sustentável passa, necessariamente, por três pilares: economia de combustível, redução da emissão de poluentes e reciclagem e descarte consciente de peças. Pode até parecer difícil, mas a verdade é que tudo isso é muito mais fácil de colocar em prática do que aparenta.
Chegou a hora de entender como fazer mais pelo planeta através de dicas descomplicadas para uma direção mais sustentável.
Economia de Combustível
Economizar combustível não é uma ação que traz benefícios apenas para o bolso do motorista, sendo também uma excelente medida para a preservação do meio ambiente. Duas dicas valiosas neste tópico são:
- Ter o cuidado de utilizar combustíveis de qualidade, evitando adulterações que comprometam a vida útil e o desempenho do motor, aumentando o consumo;
- Dirigir na chamada “faixa verde”, que é quando a rotação do motor não passa dos 3.500 RPM, consumindo menos combustível; e
- Manter os pneus em bom estado e calibrados, evitando o desgaste precoce e o aumento do consumo de combustível.
Redução da Emissão de Poluentes
Talvez a redução da emissão de poluentes seja a medida mais óbvia a ser tomada quando o assunto é manter uma direção mais sustentável. Na prática, isso se reflete em alguns cuidados de uso e com a manutenção do veículo, como, por exemplo:
- Evitar o desgaste excessivo das pastilhas de freio, já que as freadas mais bruscas costumam gerar mais poluentes do que a frenagem usual; e
- Manter as manutenções e revisões periódicas sempre em dia, incluindo as trocas de óleo e de filtro de ar.
Reciclagem e Descarte Consciente de Peças
Por vezes, após algum reparo, certos profissionais até questionam se o proprietário do automóvel gostaria de levar da oficina as peças inutilizadas de seu veículo, mas a verdade é que muitos motoristas sequer tomam conhecimento da forma como esses itens são descartados e se há ou não uma forma de reciclar aquele material.
Quanto ao descarte, o mais sustentável seria optar por uma das seguintes opções:
- Logística reversa – consiste, basicamente, em devolver a peça para a montadora ou para os revendedores, que ficam com a tarefa de dar a destinação correta ao item, cuidando adequadamente dos resíduos gerados; ou
- Pontos especializados de coleta – esta opção se torna possível quando existe uma espécie de parceria com alguma empresa especializada na coleta de resíduos, que possui o conhecimento necessário para tratar dos componentes de forma mais sustentável.
Por fim, embora o Brasil não seja um dos países mais expressivos quando o assunto é reciclagem de autopeças, essa não deixa de ser uma possibilidade, gerando economia com matéria-prima e garantindo, até mesmo, uma certa diminuição no valor de venda desses componentes no mercado.
A CONCESSIONÁRIA SULPAR TOYOTA
Para muito além de tradição, tecnologia e atendimento 5 estrelas, a Sulpar Toyota também é sinônimo de atuação sustentável no mercado de automóveis, bastante alinhada com as ideias da montadora japonesa.