Os carros híbridos são uma ótima opção para dirigir de forma eficiente e respeitosa com o meio ambiente porque, graças ao seu motor elétrico, aumentam sua autonomia e eficiência sem a necessidade de recarregar suas baterias.
O motor elétrico de um carro híbrido pode mover o veículo sozinho em algumas circunstâncias e também auxiliar o motor a combustão para que a dependência dele seja a menor possível. Isso economiza combustível e emissões. É possível notar o aumento da autonomia de um carro híbrido, principalmente no trânsito urbano, onde dá para economizar até 50% em comparação com um carro similar com apenas motor a combustão.
Dependendo do tipo híbrido, a autonomia irá variar um pouco devido à diferença de desempenho entre um e outro, bem como a capacidade da bateria, decisiva nesse caso.
A autonomia de um carro híbrido depende principalmente de dois fatores:
1. A forma como o motorista dirige
Aqui estão algumas dicas para uma condução mais eficiente:
-
Preste atenção na tela de fluxos de energia.
-
Mantenha a velocidade constante.
-
Use frenagem regenerativa.
-
Aja com previsão.
-
Use os modos de condução.
2. O tipo de tráfego que dirige
As circunstâncias de condução condicionam a assistência do motor elétrico:
-
Na cidade — Ao dar partida ou dirigir em baixa velocidade, o motor elétrico pode funcionar sozinho, economizando combustível. As constantes retenções do tráfego urbano beneficiam a recarga da bateria e com ela um maior funcionamento do motor elétrico.
-
Na estrada — O motor elétrico também auxilia o motor de combustão em muitas ocasiões ao dirigir na estrada. Por exemplo, ao acelerar, subir ou andar a uma velocidade constante. Em todas essas circunstâncias, a autonomia é aumentada porque a dependência do motor a gasolina é menor.
As baterias dos carros híbridos são auto-recarregáveis, sendo possível perceber principalmente ao frear ou ao tirar o pé do acelerador. São situações que ocorrem com muita frequência no trânsito urbano. Além disso, ao dar partida ou dirigir em baixa velocidade, a eletricidade armazenada na bateria alimenta o motor elétrico. Desta forma é possível arrancar ou circular alguns quilômetros em modo totalmente elétrico.
Da mesma forma, ao desacelerar ou frear, o motor elétrico funciona como um gerador e converte energia cinética em eletricidade para recarregar a bateria. Por esse motivo, um híbrido pode percorrer muitos quilômetros na cidade em modo totalmente elétrico. Ou seja, sem consumir combustível ou causar emissões poluentes.
Os carros híbridos não só economizam combustível no trânsito urbano. Eles também fazem isso na estrada. Na estrada, o motor elétrico auxilia o motor de combustão em determinadas circunstâncias, por exemplo:
Ao dirigir em velocidade constante, tanto os motores a gasolina quanto os elétricos podem mover o veículo. Isso vai depender da estrada e do trânsito. É o próprio carro que 'decide' e calcula qual motor usar.
Subindo ou acelerando, os motores elétrico e a gasolina trabalham juntos, apoiando o desempenho um do outro. Esta é uma forma de reduzir o consumo.
Ao descer ou desacelerar, o motor se transforma em um gerador e a energia regenerada carrega a bateria.
Toyota Sulpar
Extrair a máxima eficiência de cada litro de combustível é o principal objetivo, somado ao desempenho oferecido pela possibilidade de dirigir em modo totalmente elétrico. Você encontra o melhor de dois mundos combinado num só veículo, na gama de modelos híbridos da Toyota.
Na Toyota Sulpar, além dos híbridos mais modernos, está o melhor atendimento e serviços da mais elevada qualidade. Tudo isso com a mais alta tecnologia e a equipe mais bem qualificada do mercado.
Mais informações aqui.
1 comentário
A explicação supra esta inteiramente correta., pois eu possuo um destes veículo.