Quando um automóvel sai da montadora, imediatamente já está sujeito a várias situações que produzem desgastes em suas peças. Além disso, com o passar do tempo, os componentes vão se deteriorando de forma natural. Daí a importância da revisão periódica.
A revisão bem feita evita que alguns problemas nos sistemas do carro surjam de surpresa, causando estresse e dor de cabeça ao proprietário do veículo.
Quais os itens analisados na revisão periódica?
O óleo trocado regularmente preserva as peças do carro. Para quem não tem muito conhecimento em mecânica, o óleo serve para impedir que as peças se atritem. Quando isso acontece, o desgaste é grande. Se o motorista circular com o óleo do motor vencido, o desempenho é comprometido e o carro começa a perder seu valor numa possível troca.
Os filtros de ar também fazem parte da revisão, já que são responsáveis por evitar que as impurezas do ar penetrem nos coletores de admissão do motor. Contudo, se a revisão não for feita no tempo certo, as válvulas vão entupir. Neste caso, a performance do veículo ficará prejudicada, aumentando, inclusive, o consumo de gasolina. A atenção deve ser redobrada quando os automóveis circulam por estradas de terra ou onde a poeira é frequente. Deste modo, a revisão é feita a cada cinco mil quilômetros.
Os freios devem ser revisados por profissionais especializados. Peças como pastilhas, discos, pinças e fluídos se desgastam com o uso e demandam trocas no tempo estabelecido.
Já as velas devem ser substituídas a cada quinze mil quilômetros. O motor não funcionará a contento se as velas estiverem com problema. Somente um profissional capacitado terá condições de perceber se esta importante peça está danificada, ainda que o veículo, aparentemente, esteja operando bem. Contudo, não facilite. Substitua as velas no prazo firmado pela montadora. Geralmente, a cada quinze mil quilômetros.
Afinal, quando deve ser feita a revisão periódica?
Fique atento. A revisão do seu Toyota deve ser feita anualmente ou a cada dez mil quilômetros.
O proprietário não deve ser negligente com esta questão. A revisão é uma condição para que o veículo mantenha as garantias de fábrica. Cada montadora estabelecerá o número de revisões. Basta programar em sua agenda pessoal as datas previstas.
Carros que não são usados com frequência também devem seguir o cronograma de revisão. Lembre que o óleo tem prazo de validade e deve ser trocado no tempo indicado.
Já veículos de frota são mais usados e devem ser levados à revisão mais vezes. Automóveis que circulam em estradas com más condições ou sofrem a ação da poeira, também precisam ir à revisão com mais frequência que os demais.
Caso o motorista perceba que algo está diferente no desempenho do veículo, uma revisão fora do prazo se faz necessária.
Confira o checklist a ser seguido durante a revisão do veículo:
- Motor
- Embreagem
- Câmbio
- Suspensão
- Fios
- Cabos elétricos
- Bateria
- Pneus
- Ar-condicionado
- Sistema de arrefecimento
- Filtro de ar
- Filtro de combustível
- Velas
- Faróis e lanternas
- Radiador
- Sistema elétrico
Conheça a assistência técnica da Toyota Sulpar
A assistência técnica da Toyota Sulpar possui uma equipe de profissionais super qualificados, focados na prestação de um serviço de excelência e qualidade. A avançada tecnologia permite maior precisão no trabalho executado. Sempre pensando no bem-estar do cliente, a Toyota Sulpar oferece dois tipos de revisão: a revisão na medida e a revisão expressa. Veja qual a mais indicada para você e agende um horário.
Clique aqui e saiba mais.
1 comentário
Já fiz a revisão, fui muito bem atendido, estão de parabéns, muito obrigado