O resultado de todos os benefícios de um carro alinhado e balanceado é a economia.
Uma das revisões mais importantes que todo motorista deve realizar no próprio veículo é o alinhamento e balanceamento. O procedimento garante diversos benefícios e é indispensável para quem se preocupa em manter a segurança e boa performance do carro. Este tipo de manutenção proporciona uma condução livre de problemas como trepidações e dificuldades na governabilidade do automóvel.
Confira cinco benefícios que o balanceamento e alinhamento do veículo proporcionam:
1. Aumento de vida útil dos pneus
Carros desbalanceados têm uma distribuição irregular do peso. Isso faz com que um dos lados acabe recebendo mais carga e, consequentemente, tenha um desgaste mais rápido.
Com o passar do tempo, os pneus que recebem uma quantidade de peso maior que o normal acabam tendo uma vida útil muito menor, podendo furar ou perder os frisos.
2. Durabilidade da suspensão
A má distribuição do peso impacta não somente nas rodas e pneus. Molas, amortecedores e demais itens da suspensão também podem sofrer com desgaste irregular e durar menos tempo que o previsto.
3. Maior segurança
Carros com problema de alinhamento e suspensão possuem uma dirigibilidade problemática. A posição do volante em carros desalinhados pode estar em desacordo com a direção das rodas, e o desbalanceamento fará o carro ter muito menos estabilidade.
Nas estradas, principalmente em alta velocidade ou em condições ruins de asfalto, isso acaba trazendo um risco muito grande aos ocupantes do veículo. A percepção e o tempo de resposta do motorista em situações imprevisíveis ficam muito prejudicadas quando o alinhamento e balanceamento estão em más condições.
4. Maior conforto
A boa dirigibilidade do carro impacta não somente na segurança, mas também no conforto do motorista. Dirigir sem ter que ficar toda a hora consertando a direção do carro na pista e sem se preocupar com tremor e trepidação do veículo torna qualquer passeio muito mais agradável.
5. Economia
O resultado de todos os benefícios de um carro alinhado e balanceado é a economia. Isso acontece tanto em termos da durabilidade da direção, rodas, pneus, molas e demais itens da suspensão quanto da economia de combustível, visto que o balanceamento diminui o atrito dos pneus com o solo.
Quando fazer o alinhamento e balanceamento?
De maneira geral, o recomendado é que se faça esse tipo de revisão a cada 10 mil km. Porém, é importante observar o comportamento do veículo e providenciar a revisão sempre que o motorista notar trepidações no carro em velocidade elevada, a dificuldade de mantê-lo em linha reta ou a tendência do veículo de ficar “puxando” para a direita ou esquerda.
É importante observar com mais atenção esses fatores sempre que os pneus do veículo forem trocados ou quando o carro passar por buracos. Mesmo que aparentemente esteja tudo ok, o recomendável é revisar periodicamente – a cada 10 mil km ou conforme recomendação de cada fabricante.
Seu veículo novo está na Toyota Sulpar
A melhor concessionária Toyota de Curitiba e Paranaguá possui o serviço mais completo para quem procura o veículo 0km ou seminovos. A Toyota Sulpar oferece, além dos melhores veículos, opções de consórcio, financiamento e assistência técnica especializada.
Na concessionária, o alinhamento, balanceamento e demais serviços de revisão de seu veículo serão feitos de forma totalmente segura e profissional.
Clique aqui e saiba mais.
1 comentário
Ao trocar amortecedor influencia no alinhamento?